terça-feira, 24 de março de 2009

a inveja não mata ensina viver

→"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja". (Honoré de Balzac)

Começo minha postagem, com uma frase de Honoré de Balzac, um romantista frances... mas q ficou conhecido como realista, bem como estudante de Direito (olhaa a loucura esta explicada!) largou tudo para escrever suas obras, debilitado pela saude, passa a visitar uma bela senhora e tres meses antes de sua morte casa- se com ela depois de quinze anos de dedicação a esse amor... (namorou bastante ein?)
mas meu foco principal não é esse, mas sim do sentido da frase supra citada, a inveja. Nos deparamos rotinamente com esse sentimento mesquinho. Seria mais produtivo se cada qual desenvolvesse sua capacidade, pois poxa, acredito que todos temos um dom, alguns desempenham melhor q o outro, ou agem melhor ou ate mesmo pensam melhor, longe de dizer que alguem é burro, não acredito em burrice, mas cada um tem sua inteligencia, vejamos um exemplo, eu tenho o dom da escrita da imaginação e tbm de ser muito estabanada, minha irmã tem o dom de cozinhar mas não escreve nada com mais de cinco linhas e não tem boca pra nada mas é muito boa em quimica... não quer dizer, ah porque ela não sabe ou eu não sei, mas a questão é que cada um é cada um, e eu tenho q ter inveja dela pq ela é otima em quimica." o sol nasce para todos, basta vc aproveitar a luz que ele proporciona."
Zuenir Ventura diz uma frase muito boa também, onde ela diz sobre todos os pecados, que todos mesmo existentes, são aparentes, como o odio espuma, a preguiça faz acontecer algo,a gula engorda, a avareza acumula,a luxuria se aparece, o orgulho brilha, mas e a inveja? ela se esconde!
a inveja é a causa dos fracassos de quem a possui, esse sentimento faz com que uma pessoa fique preocupada com a outra e acaba deixando passar despercebida oportunidades. como uma mulher, preocupada pq a outra tem um namorado bonito, ou pq usa uma roupa cara mas não para para perceber a sua vida, o que ela faz para melhorar? ficar observando vidas alheias ira lhe trazer isso tudo?
Não é necessariamente associada à um objeto, sua característica mais típica é a comparação desfavorável de uma pessoa em relação à outra.
o invejo com suas atitudes, logo é percebida, o invejoso não suporta outrem invadir seu espaço que por incopetencia deixou de cuidar. Agarra seu espaço usando de artificios baixos e estupidos, mas na verdade isso não passa de uma herança pre historica, quando movidos por instintos agarravam suas coisas destrossando-as para que outro não pegue, acaba então gerando intrigas, para que o outro suma de seu espaço já perdido.
Então, posso dizer que algo é tão belo quanto a admiração das pessoas, a amizade... mas nada é tão estupido, nojento quanto a inveja e a falta de capacidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário