segunda-feira, 13 de abril de 2009

Porque fazer Direito?

É estranho me perguntar isso agora, depois de 2 anos e meio de curso e meio caminho andado! quantas vezes no começo de semestre, um mestre me perguntou: "pq vc faz direito?" Pois é,mas veio essa duvida, essa semana... Graças a meu namorado e seu trabalho da faculdade...
Engraçado, parei, pensei... kk, estava estudando drto empresarial III, e perguntei a mim msma... Emília Pq direito fia? pq se meu primeiro vestibular foi enfermagem...
Foi 1 ano de estudo detalhado no campo, lendo livros de teorias do direito e principios, analisando as areas de trabalho , perspectivas de carreira, e as coisas que não são agradaveis também nessa area...sabe que só encontrei pontos favoraveis! e só hj me pergunto! só por Deus msmo...
Escolhi certo, amo o curso... faço pq amo, não pq me impuserão a profissão de meus ancestrais. seria hipocresia se dissesse q não penso no valor economico q futuramente terei como retorno, opa! penso tbm , mas acima disso, penso no nome em me destacar... não qro ser mais um bacharel, ou para a vizinhança "nossa ela é advogada!" (rs) o curso é apaixonante, cada vez mais me encanta saber, não o que pensava ser, na verdade Communis opinio, de que a lei se aplica aos pobres, e aos ricos nada! percebi mtu mais que isso, que a justiça vai mais alem do que vemos por ae...Capitis deminutio em razão .
Quando começamos o curso, nooossa, quantas vezes noites em claro, kilos de livros... não é negativa essa observação, é maravilhosa! quando vc se apaixona pelo curso, isso é fascinante!
Estudo a ciencia juridica, me fascina cada instante como na teoria como a pratica, e faço Jus, desde já, o que se Deus quiser jurarei no dia da minha colação:
"...acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize..."


8 comentários:

  1. Nossa garota!! Amei cada palavra.
    tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Que legal se expressou bem, tenho tantas dúvidas no meio de tantos cursos! Vou para o 2º ano do ensino médio e ja tenho tantas preocupações com faculdade. Tomara que eu defina o que fazer, um dos meus palpites é direito, vamos ver! Seja o que Deus quizer.

    ResponderExcluir
  3. engraçado, abri o google e digitei ``pq fazer direito´´,pois estava em duvida,mas pela paixao com q vc colocou cada palavra acho q acabei de me decidir.

    ResponderExcluir
  4. Faço das palavras de Rodox teixeira as minhas.

    ResponderExcluir
  5. Uma das qualidades ,ou se pode colocar assim no direito ,é o poder do convencimento, e você conseguiu colocar de uma maneira expressiva a sua paixão pelo direito, e só reforçou a minha admiração pela área .

    ResponderExcluir
  6. Que legal sua força de expressão.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de fazer fazer minha inscrição.
    E tava na duvida se voltava a fazer fisioterapia ou realizava meu sonho de fazer DIREITO e vendo este depoimento, optei por Direito.

    ResponderExcluir